Quem sou eu

Minha foto
Verônica, 18 anos, uma menina legal

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Sono e a Interpretação dos Sonhos

 Católicos fervorosos, peço que não percam seu tempo lendo o texto abaixo-muito interessante aliás. Adoro respostas concisas, e esse pequeno texto responde a todas as minhas dúvidas sobre o sono, e imagens que surgem sem explicação em minhas idéias. Essa imagem corresponde ao sonho que tive: correndo numa praia à cavalo numa velocidade incrível, o vento batendo no rosto, enfim, uma sensação de liberdade indescritível. 


- Pobres homens, que conheceis tão pouco dos mais ordinários fenômenos da vida ! Acreditais ser muito sábios, e as coisas mais vulgares vos embaraçam. A esta pergunta de todas as crianças: "O que é que fazemos quando dormimos; o que são os sonhos ?" ficais sem resposta.


Os sonhos são o produto da emancipação da alma, que se torna mais independente pela suspensão da vida ativa e de relação. Daí uma espécie de clarividência indefinida, que se estende aos lugares os mais distantes ou que jamais se viu, e algumas vezes mesmo a outros mundos. Daí também a lembrança que retraça na memória os acontecimentos verificados na existência presente ou nad existências anteriores. A extravagância das imagens referentes ao que se passa ou se passou em mundos desconhecidos entremeadas de coisas do mundo atual, formam esses conjuntos bizarros e confusos que parecem não ter senso nem nexo.

- A incoerência dos sonhos ainda se explica pelas lacunas decorrentes da lembrança incompleta do que nos apareceu no sonho. Tal como um relato ao qual se tivessem truncado frases ou partes de frases ao acaso: os fragmentos restantes, sendo reunidos, perderiam toda significação racional.


3 comentários:

  1. Querida amiga,apesar de discordar de suas ideias(católica fervorosa.hehehe) seu texto ficou bom. Tenho a visão de que os sonhos, ao contrário do que vc diz, nos mostram que o ser humano é limitado, pois ele nem mesmo consegue discernir o sonho da realidade ao dormir(pois quando dormimos acreditamos que o que estamos sonhando de fato está acontecendo). Acho que os sonhos servem para nos mostrar que devemos ser mais humildes e reconhecer nossa ignorância diante da imensidão que é esse mundo. Beijão amiga!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Verônica. Gostei muito do blogue, continue postando...
    Quanto aos sonhos, concordo inteiramente com você (somos espíritas, né?...). Também acho que o sonho seja um momento em que a alma se encontra mais livre do corpo, mais desprendida dele. E por isso a realidade dos sonhos é muito mais espiritual do que mundana, ao menos para os que conseguem se livrar bem do corpo.
    Abraço...

    ResponderExcluir
  3. No meu dia a dia, sempre acontecem coisas em que se passam nos meus sonhos, acho interessante isso, você sonhando e depois acontecendo de verdade, não sei se acontece com frequência com você, mas sempre ocorre comigo, uma pena que ainda não consegui sonhar que ganhei na megasena, para acontecer de verdade rsr, e diz a lenda que os sonhos nada mais são que um impulso do que você realmente quer que aconteça de verdade, então sonhar não é coisa de gente doida não. Todos temos sonhos, e temos de alimentá-los por todos os dias, senão para que viver, uma vida sem sonhos não teria graça alguma...

    ResponderExcluir