Quem sou eu

Minha foto
Verônica, 18 anos, uma menina legal

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O poder de mudança pertencente ao povo


   É  preciso tomar conhecimento da definição de “democracia”—regime  que o Brasil adota: sistema de governo em que a sabedoria está baseada no povo; governo do povo. O povo escolhe seus representantes através do voto. Este deverá ser secreto e consciente, ou seja, livre de qualquer influência. Tal influência leva o eleitor a votar de modo que ele não saiba o motivo pelo qual está votando. Ele apenas vota. Seja por obrigação, seja pela escolha que a sua família julga ser a certa, ou o que é mais comum: abdicação, a venda do voto.
   Todas características citadas anteriormente descrevem exatamente o tipo de pessoa que constitui grande parte da população brasileira: alienados, movidos por seus impulsos íntimos, agem de acordo com o que o meio—a mídia, a família e o meio social ditam.
 Não pense você, leitor, que a autora do texto é contra a convivência social, ou que ela menospreza essa grandiosa instituição social que é a família. Pelo contrário, penso que ela é essencial tanto para as questões emocionais do indivíduo, como ferramenta indispensável para o progresso de uma sociedade—desde que esta não imponha seus ideais sobre mim, por exemplo—uma adolescente na qual já possui grande papel na sociedade: o direito de votar.
  Ao contrário do que muitos pensam, o “voto nulo” não significa displicência, apatriotismo: é o mecanismo usado por aqueles eleitores que se encontram insatisfeitos com a situação deteriorada do sistema governamental vigente. Não  há dia em que os jornais não relatem fatos decorrentes da corrupção, e o povo não poderia estar mais desgostoso com tal situação. Logo, o voto nulo deve ser usado como um protesto, a fim de exigir mudanças nesse sistema.
   Portanto  deve-se compreender dois fatores: os incontáveis problemas gerados pela falta de consciência na hora de votar,e segundo: o poder—ignorado por muitos—que um conjunto de pessoas detém. Quando aqueles estiverem conscientes do seu poder, das suas escolhas e principalmente do seu voto; o país—que possui grande potencial econômico, além da beleza inefável—estará no caminho certo para aquilo que é tão almejado: a evolução em todos os aspectos, desde o econômico até o moral.


2 comentários:

  1. Não conseguiria acrescentar uma vírgula sequer no seu texto Vevê, até por que meu canditato também é o Voto Nulo, não acredito em um Brasil melhor, acredito apenas em um Brasil maquiado, que esconde uma falsa visão de que tudo melhora, que parte dos miseraveis agora estão na classe média, pura fachada, um país que vive no imaginário, sem cultura, um povo mediocre, que acha que ganhar bolsa qualquer coisa, e financiar um carro é sinal de que a vida esta melhor, esquecem de alimentar o intelecto para virarem reféns de uma sociedade onde uma frase "tenho carro logo exito" logo denota o quão as pessoas são pobres, mas não de dinheiro, mas de espirito, por que um pais onde as pessoas são melhores, isso que vemos hoje, dia após dia, estaria com os dias contados, até esse dia chegar, o que eu dúvido, voto Nulo, e por obrigação, por que se fosse voto facultativo, então a justiça eleitoral não iria me ver nunca mais...

    ResponderExcluir
  2. Verônica, o seu texto ficou ótimo..eu gosto muito das ideias presentes no seu texto, porém discordo do comentário acima sobre o governo. Beijão e continue escrevendo que vou ser sua leitora oficial!hehehe

    ResponderExcluir